Tenho visto essas tragédias ambientais e me perguntado se, em algum momento, passa pela cabeça das vítimas que o que está acontecendo é uma resposta do planeta ou se elas acham que é tudo culpa do azar, de Deus, do “governo”, do destino, da Santa Clara, dessas coisas todas que nos eximem de qualquer responsabilidade. Me pergunto se alguém tem lembrado de coisas simples como Tratado de Kyoto e todas essas tentativas bobas de reparar um pouco das agressões que cometemos (o tempo inteiro) contra o planeta. Será que embaixo d’água alguém pensa sobre isso? Será que alguém que perde as paredes da sua casa consegue, em algum momento, olhar melhor o que acontece do lado de fora do seu mundinho?
É uma pena que, com tanto lugar bom de ir para o beleléu, o Katrina tenha destruído um dos lugares mais interessantes dos Estados Unidos. Uma pena que, embora o país seja rico, o dinheiro só tenha servido para evidenciar que aqueles estados não são tão unidos assim. É uma pena, mas é só mais um episódio triste entre tantos outros que acontecem no mundo. É uma pena, mas é só começo dos resultados que ainda vamos colher por conta do nosso descaso, ganância, ignorância e preguiça.
Links sobre New Orleans e um pouco do que acontece do lado de lá:aqui e aqui.



Postado por:Alê Félix
06/09/2005
0 Comentários
Compartilhe
gravatar

Sammy

setembro 6th, 2005 às 10:22

Alê, isso é um misto de culpa, e principalmente, e infelizmente, culpa nossa. A natureza está sendo muito destruida, e ninguem se importa com nada, pelo menos, até acabar. Vejo esses acontecimentos e destruições como uma resposta da natureza a tanta desgraça que praticamos contra ela. Seja um simples aerosol ou fogueiras, seja a desmatação ou poluição dos rios…
É como uma filem que vi certa vez(o dia depois de amanhã) que conta como será o fim dos tempos. Não estou qierendo ser uma profetiza..hahaha.. coisa tola, mas que vai acabar tudo, se a gente não começar a se conscientizar, isso vai. Fora que a politicalha tb ajuda, e aquele presidente que ora parece ser tão forte nos mostra que apenas eh um racistazinho sem vergonha, que não ajuda aqueles de lá pois são em sua maioria pobre e negros, essa é a verdade…
Bom, é isso.. estou indignada com tudo o que acontece, mas fazer o que.. estou fazendo a minha parte, basta que façamos a nossa… todos nós!


gravatar

Ignes

setembro 6th, 2005 às 11:48

agora veja só….
junto com o tsunami ocorreu uma onda de solidariedade entre os da terra e os turistas, e entre os da terra em si.
já com o katrina a venda de armas aumentou de forma assustadora naquela região dos eua, e os turistas foram vistos como usurpadores de uma possível hierarquia de vantagens.
e muitos de nós, brasileir@s, ainda corremos a macaquiá-los…


gravatar

nielphine

setembro 6th, 2005 às 13:09

nha… o nome certo é protocolo, tia alê….
e na real tow pouco me fu pros americanos que tão morrendo ali. vê se esse povo estressa com o q tão fazendo de errado pra rolar esses furacões e enchentes e desmoronamentos?
eles se importam com isso? então também não me importo com eles. simples assim. e que morram todos! ricos, pobres, negros e brancos. a história do tsunami foi linda, e talz, e aquilo lá já tinha sido avisado há anos, não tinha como evitar. mas essas tempestades tropicais q ganham força e talz? isso é culpa do aquecimento global, efeito estufa e o escambau a quatro. causados principalemente por gases poluentes lançados na atmosfera. e algo em torno de um terço de TODOS os gases nocivos à atmosfera (causador d efeito estufa, ou q destrói a camada de ozônio) são lançados pelos eua.
os mesmos caras q não assinaram o protocolo de kyoto.
tenho pena das ilhas pequenininhas lá, são pobres e talz. mas ficar com pena de americano? tem mais é q se estrepar mesmo!
e não, eu não quero ir pro céu.


gravatar

nielphine

setembro 6th, 2005 às 13:17

correção: os eua assinaram sim, mas não ratificaram. o q na prática, dá mais ou menos na mesma.


gravatar

menina-prodígio

setembro 6th, 2005 às 14:07

Ô, Nielphine, não fale assim. Dizer que americano é tudo idiota é o mesmo que dizer que brasileiro é alegre, malandro e sabe sambar. E todos sabe mque existem brasileiros melancólicos, certinhos e que não sambam nem se tiverem com um prego no sapato.
Entendo sua visão (eu também guardo uma raivinha interna dos “americanos”), mas as pessoas estão sofrendo, sem água, comida, eletricidade, ou fraldas para trocar os bebês. E são pessoas simples, que não tinham dinheiro pra sair da cidade – quem tinha se mandou. E são pessoas que tinham namorado, mãe, pai, primos chatos, melhores amigos.
Eu postei sobre isso no meu blog, e, de acordo com minha madreteresística tendência a tornar tudo pessoal, fico pensando o que aconteceria se o Rio Negro enchesse demais e eu não soubesse quantos meses levaria pra eu voltar pra minha casinha quente. E se algum deputado panaca insinuasse que não valia a pena reconstruir a minha cidade.
Alê: Eu também observo essas tragédias com temor. Lembro daqueles out-doors que o Marco Aurélio citou em fevereiro: “Terra ferida – canal dente dói corpo reage.” Até o absurdo me fez refletir.
Coisa de mulherzinha.


gravatar

katia

setembro 6th, 2005 às 18:37

sei lá o q comentar…se é q temos alguma coisa a dizer…um dia vamos colher esses frutos,ou deixar essa bomba de presente pros nossos filhos…ah ,se cada um fizesse a sua parte né???infelizmente é mais cômodo cruzar os braços e colocar a culpa em outros fatores…como eu sempre digo..o ser humano tem o péssimo habito de se acostumar com tudo ,tanto de bom como de ruim…graças a Deus aqui onde me encontro o povo tem uma conciencia ecologica fora do normal,a acho isso maravilhoso,assim sei que msm irrisóriamente estou fazendo a minha parte e não estou de braços cruzados assistindo pela tv a minha vida passar…um beijo enorme no seu coração gigante!!!!!


gravatar

nielphine

setembro 9th, 2005 às 0:49

menina, eu não tenho nada contra os americanos, só detesto o governo deles, a política ambiental e a política externa que ele (o governo) pratica.
é o tal negócio, eu não vou amarrar a pedra nos cidadãos. mas se alguém a amarrar, não pense em mim pra jogar a bóia.


gravatar

Idelber

setembro 20th, 2005 às 15:49

Oi, Alê, passei um tempo sem visitar blogs, meio deprê com a tragédia na minha cidade, mas vou pouco a pouco voltando. Obrigado pelo link. Um abraço,


Deixe um comentário