Pesava 136 quilos e tinha força para matar um homem. Quando apareceu no cimo de um monte na reserva Kora, no Quénia, Christian já não era o leãozinho que andava ao colo e passeava de Bentley. Não via os pais adotivos há um ano. Comportava-se como um leão selvagem. Mas assim que John e Ace o chamaram, começou a correr, saltou-lhes para cima, e surpreendeu-os com um abraço. A história do leão comprado no Harrods por John Rendall e Anthony Bourke (Ace) tornou-se famosa nos anos 70. Trinta anos depois apareceu no YouTube e teve mais de oito milhões de visualizações. John Rendall, um dos autores, que diz que Christian mudou a sua vida. Ele trabalha no George Adamson Wildlife Preservation Fund e tenta alertar para os problemas ecológicos na África.

Segue entrevista feita pelo site I Informação com John Rendall:

Aquele abraço ainda sensibiliza as pessoas. O que tem de tão especial?
Quando vemos que um leão, o rei da selva, tendo uma relação com um humano, ficamos surpreendidos. É único, nunca se esperaria que ele reagisse assim. Porquê?

Ele viveu connosco durante um ano e nove meses em Londres e o resto na África na Reserva Nacional de Kora, de George Adamanson. Era um leão inteligente, muito amado e estimulado, mas nunca pensámos que a reação fosse tão intensa. Não nos viamos há um ano e George nos avisou que ele não nos reconheceria, pois parte do processo de reabilitação é ensinar os leões a se afastarem dos humanos.

Como recorda esse momento?
Foi muito emocionante. Ele fazia barulhos, ronronava… Queria saltar para cima de todos de tão feliz que estava.

Porque decidiriam comprar um leão?
Nunca esteve na lista das compras [risos]. Vimos a venda no Harrods [em 1969 a venda era permitida] e achamos que podíamos dar a ele uma vida melhor. Sou australiano e cresci com cavalos, lagartos, cangurus, cobras, mas nunca nada tão exótico. Parecia um peluche verdadeiro.
Mas ter um leão em casa não era o mesmo que ter um gato… Era muito fácil tomar conta dele. Éramos oito pessoas cuidando do Christian. Estávamos no andar em cima da loja de móveis onde trabalhávamos e o Christian tinha uma cave enorme, cheia de luz natural. Quando se portava mal, o maior castigo era deixá-lo sozinho. Os leões vivem em grupo e são o felino mais canino de todos. Se ficava muito violento ou excitado, bastava ficarmos parados e ignorá-lo, que ele percebia.

Ele era feliz em Londres. Porque decidiram levá-lo para África?
Estava cada vez maior, podia partir uma montra e magoar-se. Quando conhecemos o trabalho de George Adamson, um guru dos leões que tinha reabilitado vários, não hesitamos. Mas era arriscado levá-lo porque Christian era a quinta geração de leões domesticados.

Foi fácil a adaptação a África?
Para o Christian tudo era novo. Até as patas dele eram lisinhas, porque só andava na relva. O próprio George não estava muito convencido. Mas no caminho tudo mudou. Quando íamos para Kora, percebi que Christian tinha de fazer xixi e disse ao George para parar. Ele ficou com medo que Christian fugisse, mas eu conhecia o meu leão. Paramos, Christian saiu do carro com ar de sofrimento porque o chão tinha pedras e paus. Fez xixi e, quando lhe fiz sinal, ele saltou para o carro. George disse: “Incrível. Agora, pode chamar-me George.”

O que aconteceu ao Christian?
Em 1972, seis meses depois da nossa última visita, desapareceu. Tinha de criar o seu grupo e os leões à volta da reserva eram demasiadamente fortes. Nunca mais soubemos nada dele, o que é bom. Significa que não o caçaram, nem morreu.

O abraço que vimos seria possível entre um tratador e um animal de circo?
O único animal que pode estar num circo é um cavalo. Eles gostam de correr, saltar, é uma extensão natural da sua vida. Os leões, tigres e ursos fazem coisas que não têm nada a ver com esse padrão de vida. Vivem miseráveis, treinados de forma artificial e mais tarde ou mais cedo há acidentes. Os dias dos animais no circo estão contados. Com o Cirque du Soleil quem é que precisa ver um leão a saltar? Pode ir a África ou ao Zoo, hoje são muito melhores do que há 40 anos.



Postado por:Alê Félix
28/07/2011
3 Comentários
Compartilhe
gravatar

*margaridanegra*

julho 28th, 2011 às 5:23

Que coisa mais linda!
Meus Deus!
😉


gravatar

mayane

agosto 28th, 2011 às 11:24

GOSTEI A HISTORIA E MUITO LINDA DEPOIS DE UM TEMPO O LEAO AINDA CONHECEU ELES.


gravatar

mayane

agosto 28th, 2011 às 11:27

GOSTEI A HISTORIA E MUITO BONITA , DEPOIS DE UM TEMPO O LEAO AINDA CONHECEU OS DOIS.


Deixe um comentário