Fiz um quase bate-volta na sexta-feira à noite. Fui para Santos no sábado de manhã, comemorar o aniversário da minha avó e ontem, no fim da tarde, já estava de volta. No carro, maridon e eu vínhamos conversando sobre Chico Buarque, Gil, Caetano e Djavan. Eu, dizendo que não entendia muito essa unanimidade pelo Chico, que gostava mais do “homem” Gilberto Gil, do que de sua música, que hoje faço parte da unanimidade sobre Caetano e que, apesar de não dar a mínima para o Djavan até uns dois meses atrás, depois de ouví-lo mais e melhor, estou babando…
– Gilberto Gil é do caralho.
– Pode ser, mas, pra mim, sua música ainda é só legal. É uma pessoa importante para o país hoje, parece ser um sujeito admirável, é um excelente cantor, mas eu não gosto tanto assim das músicas. Agora, a babação generelazida por Chico Buarque, eu não entendo. Nunca entendi. Nem nos discos, nem nos livros e muito menos na gostosura. Ele é “C”, talvez “C+” pela fofoca no dia seguinte com as amigas.
– O cara é bom…
– Ok, mas não entendo por que tanto estardalhaço. São aqueles olhos, pode acreditar. As pessoas tem essa piração por pele morena misturada com olhos claros.
– Que diferença faz a cor dos olhos do cara? Não é sobre isso que estamos falando.
– Puro interesse estético…
– Você precisa fazer o mesmo que fez com o Djavan. Precisa ouvir Chico Buarque direito.
– É… pode ser. Mas “A”, ele nunca vai ser. O cara hoje é o Menudo das balzaquianas e uma espécie de deus dos trintões intelectualóides. É impressionante.
– Melhor pra você. Assim você não precisa entrar para a fila de trintonas que cultivam o sonho histérico de dar pra ele.
– Não é a minha praia. Meus sonhos são cultivados em ambientes reais e não platônicos.
– Ah, é? E quando você passou a semana tendo sonhos eróticos com aquele cara da novela? Como é mesmo o nome dele?
– Quer parar de queimar meu filme? Isso nunca aconteceu…
Farei isso. Vou ler o raio do Budapest que todo mundo reverencia e ouvir as músicas do moço com a mente mais aberta. Hoje mesmo já dei um tapa nas notícias sobre a FLIP para ver se lia alguma declaração que me despertasse um pouco mais para a pessoa que ele é. Eu tenho dessas… Preciso gostar da pessoa, ver que ela cumpre um papel maior, achar que ela vale a pena como ser humano tanto quanto valem os seus talentos. É uma merda, mas eu sou assim. Se o cara é um filho da puta, não faço a menor questão de saber o que ele anda fazendo de sua vida profissional. E a minha definição de “filho da puta”, neste caso, nada tem a ver com o fato do cara ser do bem ou do mal. Tem mais a ver com a influência de suas idéias do que com as manchetes das revistas sobre sua vida particular ou as críticas sobre o seu trabalho. Por exemplo: quando ele dá uma declaração dessas para um jornal, muito me agrada…
Chico afirmou que costuma, ao ler entrevistas de escritores, pensar: “Que gente esquisita!”. “Todos dizem que seus escritores preferidos são Kafka, Flaubert e Dostoievski. Aí um diz: “Não leio meus contemporâneos”. Se ele não lê, quem vai ler?”, disse, defendendo que os pares sejam menos solitários. “É bom que escritores saiam da toca, brinquem, joguem bola, bebam no botequim.”
Instado por uma pergunta, Chico também criticou a crítica. “O que existe no Brasil é a crítica dos jornais, que é de péssima qualidade. E isso vale para música, literatura, todas as artes”, disse. E, ao falar sobre como acompanha as traduções de seus livros em inglês, francês, italiano e espanhol, foi modesto e sarcástico: “Eu falo mal essas línguas, quase tão mal quanto Fernando Henrique Cardoso”.

Vou ouvir as músicas do menino… Fui.



Postado por:Alê Félix
11/07/2004
0 Comentários
Compartilhe
gravatar

Kekinha

julho 11th, 2004 às 17:21

Olá! =)
Engraçado que eu passo por aqui quase que diariamente, leio, mas não comento. É a preguiça! rs… Mas hoje vi esse “comente” e não resisti! =P
Seria muita besteira minha dizer que não sou fã de nenhum dos moços citados, né?! Mas isso não é nada mais que a verdade, hehe. Enfim, eu não conheço os caras a fundo pra dizer quem é bom e quem ruim. Mas é isso ai… =P
Beijocas!


gravatar

Carol

julho 11th, 2004 às 18:14

Oi, seu blog é namoral, entra no meu.
deixe seu comentário!!!
http://www.porpurina.zip.net
Valeu, bejus!!


gravatar

Túlio

julho 11th, 2004 às 18:41

Meu professor de literatura vive falando bem dos Chico Buarque. Que todos deveriam ler seu livro Budaperte, de suas música que ele julga maravilhosa e tals. Nunca tive vontade de ler Budapeste. Gosto das músicas dele, mas não a ponto de elevá-lo a um rei dos compositores. Isso não. É bom, não ótimo. Não entendo o que as pessoas vêem nele. Sei não.
Agora pretendo ler seu mais famoso livro. Vou ver se arranjo emprestado ou coisa do tipo. Comprar não… se não arranjá-lo, ficarei sem ler mesmo.
E onde aquele cara é bonito?
Gilberto Gil detesto. Caetano algumas músicas gosto, mas como pessoa…
Chico gosto da pessoa e principalmete da declaração que deu ao jornal. Mas o que detesto dele, não dele, mas que o usam, é o fato dos falso-intectuais fingirem adirá-lo, acharem o máximo, dizendo que, quem gosto dele, é inteligente, culto e tudo o mais.
PS: Adorei o seu marido (de meia palavras): – Gilberto Gil é do caralho…


gravatar

Túlio

julho 11th, 2004 às 18:42

Esqueci: beijos!


gravatar

Minty

julho 11th, 2004 às 18:45

heheh vc escreve mto, perdi a coragem de ler ateh o final do post na metade XD mto fofo o seu elefantinho viu, adorei ele


gravatar

André Stern

julho 11th, 2004 às 19:55

Então… voltando ao chat…. vou ver se apareço XD
O máximo que conseguirei é falar um “oi” e sair correndo, mas veremos…. XD


gravatar

Naty Andreo

julho 11th, 2004 às 20:16

nossa eu gosto mto de Chico Buarque…muitas dos meus amigos me zoam por isso, ateh pela minha idade, normalmente pessoas da minha idade nao gostam desse tipo de musica….mas eles realmente nao entendem os significados de suas musicas…soh lamento por elas!! a um tempo atras eu tbm nao era mto de ouvir…mas sempre fui ciente de que o cara eh um genio da musica…isso eh fato!!! eu adoraria ir a um show dele, pena q ele nao faz show a mais de tres anos…=( tenho certeza q vc gostara de suas musicas….beijos


gravatar

Taly

julho 11th, 2004 às 20:46

Ah! Eu gosto do Chico Buarque. Mas Budapest nem achei tão interessante assim. Sei lá. Me deu vontade de procura-lo e dar o telefone daqui de casa pra ele, quando ele quisesse poderia conversar em húngaro com a minha avó. Comigo não! Eu só falo frases decoradas para ser educada e volta e meia descubro que a minha mãe me sacaneou. Como por exemplo uma vez que eu falei algo que fez com que outros húngaros ficassem vermelhos e eu estava achando que estava falando algo sobre o clima, sei lá… Enfim..
Beijos
PS Vou tentar aparecer no chat! 🙂


gravatar

Lilith

julho 11th, 2004 às 22:02

Podem falar o que quiserem do cara.
Mas a piração dos olhos de ardósia com a pele morena é justificada….
beijo!


gravatar

leila

julho 11th, 2004 às 23:53

Ai, eu não gosto nada do Chico… nunca achei bonito, não suporto a voz dele, e sim, tem talvez 2 musicas que sou obrigada a reconhecer q são legais… mas nada nele ou dele tem o menor apelo pra mim. bjk


gravatar

LIA

julho 12th, 2004 às 0:41

Como cantor o Chico não manda muito bem, mas suas composições são fantásticas….as antigas sobretudo. Tudo o que ele fez nas composições para burlar a censura na época da ditadura já vale um bocado!
Um grande beijo e adorei o BLOG, voltarei mais vezes!


gravatar

Neto Cury

julho 12th, 2004 às 2:57

hahahahaha uma semana inteira de sonhos eróticos com o mesmo cara????????
Isso é vontade inconsciente…..rs
Bjão e bons sonhos!


gravatar

D.

julho 12th, 2004 às 9:13

oi Alê, q pena q perdi o chat desta vez. E aí , leu Budapeste? Eu li este e outros e sou suspeita p comentar qquer coisa sobre o Chico, p mim ele é mil, como poeta, compositor, escritor,etc. Consegue escrever maravilhas nas entrelinhas, basta saber interpreta-las.Bjos e até qquer dia.


gravatar

Priscila

julho 12th, 2004 às 10:18

Hummmmm… Eu não gostei de Budapest.
Pronto, falei.


gravatar

Rafaela Lombardino

julho 12th, 2004 às 14:58

Confesso que demorei para me interessar pela música brasileira. Tive bastante incentivo em casa, com papai escutando Raul e mamãe babando no Bosco, sempre tinha Elis, Vinícius e Caetano ao fundo, mas quando era menor eu queria mesmo escutar as baladinhas em inglês para aprender o idioma. Deu certo, hoje não tenho problemas para me comunicar com meu marido ítalo-americano, mas tenho que adimitir que estou escutando a música brasileira com outros ouvidos agora que estou apresentando a ele o que é que a gente tem de melhor.
Ele já é fã de Moska, Maria Rita, Pedro Camargo, Ana Carolina e da nova fase do Skank. Ainda não se interessou tanto pelo pessoal das antigas, que eu ando escutando nas minhas horas vagas. Notei que as poucas faixas que tenho do Chico andam me emocionando demais ultimamente. É, escutando-o com outros ouvidos, com uma baita saudade do Brasil e caindo em mim que eu nasci durante a ditadura, me fizeram perceber o papel que esse cara de olhos azuis tímidos desempenhou durante aqueles 20 longos anos.
Não me levem a mal, já que Caetano e Gil também estavam protestando, mas o protesto de Chico era diferente. Acho que igual ao dele, só o do Bosco (principalmente “O Bêbado e o Equilibrista”, na voz de Elis) e Vandré (dá arrepios só de pensar em “Para não dizer que não falei das flores”). Era uma protesto tão sutil que, na mente de crianças como eu e outros ingênuos semelhantes, essas músicas eram canções de amor. Escutando-se mais de perto, aprendemos o que é a metáfora, o que é a ironia…
É chato saber que coisas desse estilo, com essa intensidade, não acontecerão mais. Será que precisamos passar por momentos tão difíceis para que algo dessa sutileza seja produzido? Não, porque aqui nos EUA o inferno está correndo solto e o máximo que conseguem fazer é uma meia dúzia de canções sertanejas (não, não é “country”, é sertanejo mesmo!) falando de como a bandeira é linda e de como é legal chutar o traseiro dos outros. Sutileza? Os “artistas” de hoje em dia não sabem o que é isso…
Na literatura, concordo em partes com que Chico diz. Muitos saem falando de seus “preferidos” usando uma lista com nomes de gente que nunca leu e nunca lerá. Os novos nomes são vistos com certo desprezo, como se fossem meros imitadores e não trouxessem nada de novo para a literatura nacional e mundial. Alguém aí conhece um rapaz de olhos castanhos tímidos e voz trêmula chamado Torero? Eu conheço, adoro, tive o prazer de apertar-lhe a mão e a satisfação de saber que ele foi escolhido para figurar numa coleção que ostenta nomes como Zuenir, Veríssimo e Ubaldo.
Acho que, no final das contas, não estamos “exigindo” de nossos artistas contemporâneos o mesmo que era exigido daqueles que apareceram há 30, 50, 100 anos. Sabe aqueles que se importavam mais em mostrar seus “filhos” (sejam eles canções, livros, filmes) do que eles próprios? Estou falando desses tímidos que detestam quando um “fã” da moda chega e fala: “Eu te amo, fulano!”. Estou falando desses tímidos que olham para você não como orgulho de menino quando ouvem: “Seu trabalho (livro, álbum, filme) realmente mexeu comigo… ‘Brigada!”.
Bom, depois desse “desabafo” de uma menina de 24 anos, queria saber se a senhorita está disposta a fazer outro bate-pronto em dezembro… Já perguntei isso por aqui umas duas vezes, mas compreendo que o seu site é popular pra caramba e que às vezes alguns comentários ficam perdidos nesse rio de visitas que você recebe diariamente. Mas acho que não custa perguntar novamente, ou será que com a insistência vou acabar ganhando um “post” dedicado à minha perseguição paranóica??? ahahahah
De qualquer maneira, aí vai: no finalzinho de dezembro, você e o maridon estão a fim de passar uma tarde de frente para a praia de Santos, tomando um choppinho e comendo isca de peixe? Se não puder ser um almoço de negócios (entre a sua editora e a minha agência de idiomas), pode ser só para jogar papo fora mesmo, pois tenho certeza que seria um prazer conhecer os dois vampiros ninjas mais famosos de Sampa! ;o)
Beijos, Alê! E vê se dá uma chance para aqueles olhos azuis tímidos, tá?


gravatar

denise

julho 15th, 2004 às 13:59

esse site foi o mais ridiculo e idiota q eu jah vi em toda a minha vida… como vc perde seu tempo fazendo coisas dessas… q absurdo pensava q esse site tinha algo de util mas tudo eh futil e tudo iutil… cruz credo nunk vi ninguem pensar tanta abobrinha assim
pow vaLEU!!!!!! fui!!!!!!!!!!!!


gravatar

guerreiro

agosto 24th, 2006 às 0:31

Estava pesquisando um pouco mais sobre o livro que terminara de ler quando acabei conhecendo o seu blog. Apesar de ser fã das obras do Chico e não concordar com a sua opinião sobre ele e tão pouco com a da sua amiga, tenho que admitir que gostei muito do seu estilo de escrita, um humor sutil e refinado, temperado com os termos que nós brasileiros não conseguiríamos nos comunicar caso não exestissem.


gravatar

guerreiro

agosto 24th, 2006 às 0:33

Estava pesquisando um pouco mais sobre o livro que terminara de ler quando acabei conhecendo o seu blog. Apesar de ser fã das obras do Chico e não concordar com a sua opinião sobre ele e tão pouco com a da sua amiga, tenho que admitir que gostei muito do seu estilo de escrita, um humor sutil e refinado, temperado com os termos que nós brasileiros não conseguiríamos nos comunicar caso não existissem.


Deixe um comentário