Pelo direito de desejar em voz alta ou se rastejar por um homem ou fazer qualquer outro tipo de papelão dentro de casa ou em rede nacional. :-/

Toda quinta-feira uma turma de amigos se reúne para jantar e assistir Big Brother. Não vejo o programa, mas estive com eles em alguns dos encontros no último mês. Logo no primeiro jantar, dei graças a deus por não estar perdendo tempo diariamente com o programa, de tão chatos que me pareceram os integrantes. Todo mundo muito forçado, mas me simpatizei por uma moça de voz engraçada, que não parava de falar um minuto sequer, não ouvia ninguém e que – segundo me disseram – estava correndo atrás de um rapaz bem esquisitinho e que a tratava com uma indiferença quase patética.

Fiquei interessada pelo casal e meus amigos me contaram a história toda que rolou entre a Maria e o Mauricio, a saída dele do programa, a fofoca que ele ouviu de outra participante sobre Maria ser garota de programa e blablablá…

De cara, achei uma sacanagem fora do comum ele não contar a ela o que ouviu na casa de vidro, sobre ela ser garota de programa. Me pareceu claro, pela expressão indignada do Mauricio de Copacabana, que esse era o ponto chave da sua mudança de interesse por Maria. Compreensível que ele não queira se relacionar com uma prostituta, mas daí pra achar que Maria devia se dar por satisfeita com a volta desinteressada do rapaz, sem nenhuma explicação plausível, achei um pouco demais.

Maria não é o tipo de menina que está acostumada a levar toco de menino nem aqui nem na China. Ela é indiscutivelmente bonita, simpática, engraçada. Pode ser chata, mas é da natureza feminina perder a medida da chatice quando não entende o que está acontecendo. Se essa garota levou mais do que duas dispensadas na vida, foi muito. Aí ela entra em um reality show, fica com um cara que parece interessado mas que saí do programa um e volta em seguida completamente diferente. Convenhamos… Óóóóbvio que qualquer pessoa no lugar dela, estando em um jogo onde os integrantes batalham pela aprovação nacional, acharia que Mauricio foi pra rua, soube de alguma informação negativa sobre ela e por isso não a quis mais. E, não necessariamente sobre ser garota de programa (já que talvez ela nem seja de verdade), mas qualquer outro tipo de rejeição popular que o fizesse querer se afastar. Que mulher no lugar dela dormiria em paz dentro daquela casa com esse tipo de dúvida?

Não sei se é esse o motivo que a faz correr atrás dele. É só uma hipótese. Ela pode estar apaixonadinha de verdade, pode lidar mal com toco, pode ser maluca, pode ser um pouco de tudo isso e pode ser o que for. Sei é que eu olho pra Maria e acho ela uma graça de menina, uma rara figura que não fica fazendo tipo pra conquistar homem, não faz o jogo babaca que nos ensinam há décadas: “Quer conquistar um homem? Seja uma garota difícil, não demonstre interesse, não ligue no dia seguinte, espere sempre por ele, não dê na primeira noite, não dê muito, peça um tempo pra pensar quando ele te pedir em namoro, negocie sexo, negocie compromisso, cuidado com as suas roupas pra não parecer vulgar, tem que ser santa na rua e puta na cama, não seja muito puta na cama, cuidado com isso, cuidado com aquilo, não fale alto, não ria alto, não seja muito alegre, não, não, não, não, não, não seja quem você quiser ser! Nunca seja quem você realmente quiser ser!”.

Eu ODEIO essa castração social que ainda fazemos – mulheres e homens – com a alma feminina. Todas as mulheres que eu conheci na vida, todas – sem exceção – gostam mais de sexo do que todos – sem exceção – homens que conheci na vida. E antes que essa vire a questão principal do post, não me refiro a quantidade, mas a qualidade. Homens falam, falam, falam… Mulheres normalmente pensam em sexo, tentam fazer sexo, conversam com amigas sobre sexo e até estudam sobre sexo. Mulheres estão sempre tentando melhorar a qualidade da vida sexual (mesmo quando não se interessam tanto, mesmo que nunca tenham gozado), por julgarem importante pra saúde, pro homem que ela ama e pelo bem da relação. E, mesmo assim, todas elas – sem exceção – fazem silêncio sobre isso, porque foram massacradas com o ensinamento de que o correto é silenciar sobre o assunto, deixar o homem acreditar que é ele quem gosta mais, quer mais. Fazemos isso porque fomos ensinadas que é assim que se tem que amar um homem, respeitando as vontades dele acima das nossas. Nem questionamos se isso faz algum sentido ou não. Dizem pra nós mulheres que falar a verdade para um homem pode desmasculinizá-lo, mas sempre me perguntei que tipo de prazer eu teria com um homem que achasse masculinizante eu omitir e reprimir meu desejo por ele…

Sobre as atitudes de Maria, o que mais tenho ouvido enquanto acho graça é: “Maria não tem amor próprio”, “Maria não se dá o valor”, “Maria é vulgar”. Vou ser um pouco grosseira com meus amigos e amigas que participam desse coro e espero que eles e você que faz parte dessa turma me perdoe por isso, mas vou dizer o que penso porque Maria tem me inspirado a dizer o que penso. Se você tem dito essas coisas sobre ela, saiba que o que você está fazendo é espalhar velhos julgamentos sobre comportamento feminino num mundo que deveria ser melhor do que já foi para as mulheres. Essas frases super educativas deixam claro como a nossa evoluída sociedade acredita que uma mulher deve se portar… E isso não é bom! Você não vê que não é bom!? Você é uma pessoa careta, conservadora e não sabe se divertir e muito menos se deixar levar por uma boa sedução. Você está castrando o desejo de uma mulher livre, que faz o que lhe dá na telha e o faz com humor, com paixão, com toda a graça que a juventude, a beleza e o tesão podem proporcionar num processo de conquista. Homem pode, mulher não pode, né? Eu sei, eu sei… vocês vão alegar a parte vulgar. Uma banana pra parte vulgar! Vulgar é se fazer de boa moça pra dar golpe do baú, vulgar é parar de tomar anticoncepcional e não avisar o parceiro, é negociar sexo por bom comportamento do marido, vulgar é abrir mão do prazer pra viver de aparências… Eu também aprendi que ser vulgar é feio. Vi três episódios do programa, mas não sei se preciso mais do que isso pra achar uma porção de exemplos femininos e masculinos, muito mais vulgares do que o jeito da Maria.

Eu sei que não sou uma mulher comum, que não sou referência comportamental pra mulher nenhuma, que tenho atitudes muitas vezes mais parecidas com a de uma louca varrida como a Maria do que as de uma donzela que precisa ser protegida feito tanta mulher maquiavélica que existe por aí. Penso em menino desde os cinco anos de idade, fui emancipada aos dezesseis anos por ser muito saidinha e sai de casa com dezoito por ser muito assanhada. Já fui dona de um bar noturno e ao invés de aproveitar a farra casei com meu sócio e fui a mulher mais fiel e apaixonada do mundo. Fali e sobrevivi ao lado dele, enquanto alimentavam minha fama de maluca. Mantenho hoje três empresas diferentes de um jeito que costuma assustar grande parte dos homens comuns, sou sócia da ex-prostituta mais famosa do Brasil em um site e loja virtual de produtos eróticos femininos e dou uma banana para o que pensam (os seres humanos médios) sobre ela e a minha decisão de trabalhar hoje em dia ao lado dela. Gosto de sexo muito menos do que os homens acham que eu gosto, acho anti-higiênico ficar com uma pessoa por ficar, sou incapaz de me entregar completamente a um homem que eu não confie e goste verdadeiramente. Não me orgulho disso, só trato de respeitar minha necessidade de afeto tanto quanto meu desejo por orgasmos. Nunca quis ter filhos, nunca quis me casar de véu e grinalda e tive três longos relacionamentos que chamei de casamento. Um número de homens absurdamente menor do que a maior parte das moças direitas desse país assumem ter tido, por não poderem falar abertamente sobre quantidade sem parecerem vulgares. E, um número muito menor do que os homens acreditam que uma mulher com esse currículo acima realmente teria. A questão é: nem tudo o que vocês pensam que é certo é certo numa mulher. Mulher é um ser que essencialmente não faz sentido e deveria muito ser respeitada por isso de vez em quando.

Me separei há alguns meses e, sempre que vejo a Maria, dou graças a deus por “ter feito a Maria” e deixado claro para o meu ex-marido que no começo da separação eu o queria de volta. Fico me imaginando seguindo a cartilha que diz que o certo seria eu dar um tempo, esperar que ele voltasse no tempo dele e não no meu, e dou risada. O desejo é meu, o tempo é meu, não acho humano ensinarem para uma mulher que o certo é ela esperar pela natureza masculina enquanto anula a própria.

Às mulheres que esperam, digo que espero de todo o meu coração que um dia vocês morram enquanto esperam. E que, lá no céu, alguém seja capaz de mostrar a vocês a quantidade de vida que perderam enquanto faziam o papel social supostamente certo. Quero ver a cara de panaca de cada uma, se vendo desperdiçar vida por causa de homem. E olha que digo isso sendo uma das maiores curtidoras de sofrimento causado por menino que já vi. Mas eu sofro no meu tempo, em busca da minha verdade e não dando um tempo.

Agora pouco acabei de ler na UOL, três “especialistas” dizerem um monte de bobagem sobre os “erros” que Maria cometeu ao tentar reconquistar Mauricio. Na boa? Com todo respeito aos especialistas, fazia tempo que eu não lia tanta baboseira. Cada erro dito por esses caras nada mais é do que um adestramento feminino para que as mulheres sejam aceitas por homens inseguros, uma cartilha babaca e hipócrita de como conquistar um sujeito através de artimanhas e atitudes que não revelam os verdadeiros desejos, a verdadeira personalidade. Se uma mulher é naturalmente como eles dizem que é o certo ser, ok. Parabéns! Seja feliz do seu jeito, felicidades, minha nega! Mas, se uma mulher não é assim, please… Não tentem transformá-la na virgem imaculada que a nossa cultura machista e cheia de falsos moralismos julga ser a adequada. É ridículo! Vou colocar o link pra matéria do UOL lá no final do post, mas o resumo da ópera dito pelos três especialista foi o seguinte:

1) Seja indiferente, não provoque seu parceiro, anule totalmente seus interesses por outros caras enquanto você é desprezada por quem você realmente gosta, pois isso pode ser interpretado como provocação de ciúmes e isso é muito feio.

2) Não peça perdão. Homem pedir perdão é bonito, mulher pedir desculpa é coisa de quem não se dá o valor. Isso é muito feio pra uma mulher.

3) Desejo explícito de mulher não é excitante! Homem gosta disso, homem não gosta daquilo, não faça o que você quer, faça o que for necessário e “socialmente correto” para ter um homem. Uma mulher manifestar explicitamente os desejos é uma coisa muito feia.

4) Conforme-se com um fora, mesmo que o cara não tenha a decência de te contar que o fez porque deu ouvidos a uma fofoca. Não se conformar é muito feio!

5) Não tente seduzir com striptease e confissões sobre masturbações, isso não é uma coisa natural em rede nacional, só escondidinho na sua casa. Pra todo mundo ver é muito feito!

6) Homem não gosta de mulher bêbada, histérica, ansiosa, que fala e se exibe demais. Homem não gosta, homem não gosta, homem não gosta… Mude já pra conquistar o seu homem bêbado, histérico, ansioso, que fala e se exibe demais. O jeito dele de agir diz que ele tem a personalidade forte, mas o seu jeito de agir é considerado vulgar e isso é muito feio!

7) Seja misteriosa, arrogante, monte um personagem que seja mais facilmente comestível aos olhos do seu donzelo. Ser igual a Maria é muito feio…

Depois da pataquada toda acima, me sinto aliviada de dizer que não tenho a menor vergonha de dizer o que sinto, o que eu desejo, de pedir perdão, de eventualmente ser explícita, de me dar tanto valor a ponto de saber que não sou mulher para qualquer homem e que o mínimo que vou esperar do que vou escolher é que ele seja honesto quando me disser sim e quando me disser não. Me sinto aliviada por nunca ter pertencido ao grande grupo de mulheres que aceitam esses conselhos de especialistas só para garantirem um homem pra chamar de seu. Por não fazer a menor questão de fazer tipo, não castrar minha personalidade e meu desejo pra fazer bonito no salão… que alívio! Fico feliz de ver a Maria ser a Maria em rede nacional. Acho meio que certo que ela pegue uma Playboy muito bem vendida porque ela é uma linda, que saia dali para algum Zorra Total da vida porque ela é um quadro de humor pronto, que o Mau Mau nunca se dê conta da mulher que perdeu porque ele é mega tapado e que ela continue tendo o homem que ela quiser ter, sendo a puta mulher pra casar que muitos homens querem mas poucos merecem.

Sempre quis dizer isso e nunca tive coragem, mas não há nada que eu goste mais do que um homem que me deixe a vontade para conquistá-lo, que compreenda meu tempo, que me deixe acreditar que eu o seduzi. É bom ser conquistada, mas eu me sinto tão super gostosa quando conquisto. Que mal há nisso?

Maria me fez ter saudade da menina desmiolada que eu sou quando me apaixono, quando sou obrigada a fazer a Maria da relação pra tentar entender um moço cabeça dura. Meus amigos dizem que falo isso sobre ela porque não vejo o programa, porque ela é burra, porque isso, porque aquilo… Realmente não me interessa nada disso. Gente burra pra mim é gente que quer padronizar as almas desse mundo, é gente que não aceita que essa menina seja do jeito que ela sentir…

Gente burra, pra mim, é gente que acha que homem é um bicho tão inseguro que seria incapaz de amar e respeitar uma mulher que diga que o deseja em sua boca, misturando a palavra e a língua com leite condensado.

Deveríamos ser mais Maria, muito mais Maria…

O link da UOL? Aqui.

Escrito por Alê Félix



Postado por:Alê Félix
13/03/2011
15 Comentários
Compartilhe
gravatar

amelia bueno

março 14th, 2011 às 12:32

Adorei tudo q voce escreveu. Me identifico com TUDO. Na minha opinião a mlher vem evoluindo e os homens sao os mesmos de seculos atras. E a sociedade ainda isiste em ditar regras para as mulheres.
Adoro q uma mulher como Maria apareça num programa desses pra provocar essas discussoes!
Eu sou Maria, e sei que há muitas outras aí se escondendo e se reprimindo e acreditando neste monte de asneiras destas “dicas” da UOL e tantos outros . Abraços.


gravatar

christina

março 14th, 2011 às 12:58

que belissimo texto!!! Uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!


gravatar

pryscilla

março 14th, 2011 às 15:44

ameiiiiiiiiiii ! , vc falou tudo direitinho , que orgulho saber que tem mulheres como eu , e como vc . tudo certo , nada melhor do ser o que vc é e construiu, não o
que disseram até hoje . AMO A MARIA . , mim sinto muito a vontade com ela . *__*


gravatar

Tânia da Matta

março 14th, 2011 às 16:15

VIVA todas as Marias, que felizmente resistem a qualquer tentativa de prisão!!!!!!!!!!!


gravatar

Alan Cordeiro

março 14th, 2011 às 16:17

Sou homem, hétero, 31 anos e bem resolvido.
Sou consultor em sistemas de informação.
Cedo estas informações acima para deixar claro que não sou um esteriótipo “alternativo”, antes que os e as machistas de plantão desmereçam minha opinião. Vamos a ela:
Concordo com todo o texto sem tirar uma vírgula e digo mais sobre o final, homem que não tem cabeça para assumir um relacionamento com uma mulher independente não é homem e sim moleque imaturo e não me refiro a idade pois maturidade tem a ver com experiência de vida e não com qtde de anos vividos. Eu tenho um relacionamento de 3 anos, estável com uma mulher de verdade. Sempre DIALOGAMOS sobre sexo e preferências na cama, além de todo resto da vida. Isso só ajuda a relação, somos cúmplices em tudo.
E digo mais, antes desse relacionamento, que espero seja o definitivo, não conseguia prolongar uma relaçao com mulheres estilo vaquinhas de presépio, é muito chato. O mais incrível nisso tudo é ver mulheres atacando a liberdade da própria classe.
Sem mais.
Beijos para as mulheres de verdade, para todas as MARIAS.
E para as machistas de plantão meu profundo pesar pois imagino o sofrimento de vocês, a repressão.
Evoluam e CARPE DIEM


gravatar

Carol Pamplona

março 14th, 2011 às 18:55

Concordo com todo o texto. O lance é ser feliz, sendo Maria, ou sendo maria. A verdade é que não existe padrão e nem cartilha para que um relacionamento dê certo. Mas a grande ‘manha’ é ser verdadeiro, mesmo que o seu ‘eu’ esteja fora dos padrões toscos da sociedade atual. Amei o texto, parabéns!!!


gravatar

Laira

março 15th, 2011 às 18:19

Bom, muito bom, parabéns pelo seu texto e seu modo de pensar, nem tenho palavras pra dizer algo mais, mas é isso ae! ótimo texto!


gravatar

julia

março 16th, 2011 às 2:30

Adoro textos que me fazem refletir.. Principalmente me fazem refletir no que sou e no que quero. Nunca fui Maria – afinal sempre foi muito feio… HOje, sou Maria.. sou Mulher, sou o que sinto. *Identificação total com tudo*


gravatar

rosimeri

março 16th, 2011 às 8:24

putz bacana esta mensagem vale apena ler é d+++++ssss


gravatar

Rita

março 22nd, 2011 às 14:06

eu nem sei quem é a Maria, mas adorei esse texto!! a franqueza nos liberta, neguinha. só ela. muito muito obrigada por ser você mesma ufa… \o/ eu já disse que você, dentre tantas coisas, também poderia ser advogada, né?


gravatar

katia hokamura

março 22nd, 2011 às 16:49

essa é a Ale que eu conheço, franca, direta, deliciosa e divertida até nas horas mais escuras…
amo-te, lindona, saudades!
bóra marcar um feijão de corda com a galera?
beijos


gravatar

Pâmela

março 24th, 2011 às 7:24

Oie .. amei o texto e me identifiquei completamente com ele …. somos o que somos e ter “cara” para assumir isso poucos tem .. tbem não conheço direito essa tal de Maria .. mas assumir o que somos nos liberta a alma, mesmo que seremos incompreendidos


gravatar

Camila

abril 1st, 2011 às 8:59

Adorei o texo, perfeito!


gravatar

Elaine

abril 3rd, 2011 às 7:26

Sei lá se ainda dá pra comentar mas… ADOREEEEIII… as poucas vezes que vi o BBB foram suficientes pra me apaixonar pela Maria… porquê eu me sinto uma Maria, penso como a Maria e ajo como ela. Abços


gravatar

Paula

maio 23rd, 2011 às 15:25

O melhor texto que já li sobre Maria, a melhor análise de nós mulheres. Parabéns!


Deixe um comentário